Primeiros Traços de Design no Brasil
- Isabella Almeida
- 16 de out. de 2016
- 2 min de leitura

Vamos falar desse cara, talvez um dos mais importantes que vamos citar aqui para a história do Design brasileiro; Nascido no dia 05 de Novembro de 1927, na cidade de Recife em Pernambuco, Aloísio Magalhães tem a sua trajetória de vida marcada por intensa atuação nos campos da pintura, das artes gráficas e da política cultural.
Magalhães é considerado um dos pioneiros do Design Gráfico no Brasil e foi considerado o responsável pelo design ser reconhecido como patrimônio intelectual da humanidade. Seus primeiros envolvimentos com o conceito Design foi com o grupo "O Gráfico Amador", que contava com expoentes da literatura brasileira, como Ariano Suassuna e João Cabral de Melo Neto. O estilo gráfico de Aloísio nesse período possui uma leveza e informalidade muito características das artes plásticas, e seu primeiro contato efetivo com o Design se deu nos Estados Unidos, ao lado de Eugene Feldman, na The Falcon Press.
Ao voltar para o Brasil, abre com outros colegas, Noronha e Pontual, seu primeiro escritório. Na área do ensino, ministrou com Alexandre Wollner um curso de Tipografia no MAM-RJ, e a seguir foi convidado, com o mesmo e outros designers a fundar a primeira instituição de ensino dedicada ao conceito, a Escola Superior de Desenho Industrial, ESDI, onde ministrou aulas.
No aniversário de 15 anos da instituição saiu seu mais famoso texto, "O que o desenho industrial pode fazer pelo país", em 1977.
Faleceu em 1982, após ser diretor do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e estar à frente das principais ideias relacionadas à catalogação e preservação da cultura popular brasileira. Dentre as centenas de projetos em que se envolveu, tais como Centenário do Rio de Janeiro (1964), Unibanco (1965), Light (1966), Petrobrás (1970),e seu desenho para a nova cédula do Cruzeiro Novo (1966).

Comments